Nossa História

Vulcan Riders Brasil – Chapter # 55


A VULCAN RIDERS ASSOCIATION BRASIL CHAPTER #55 nasceu oficialmente em 11/03/2004. Claudia Fujarra intermediou o diálogo entre a turma dos amigos idealizadores e os líderes mundiais da VULCAN RIDERS ASSOCIATION se tornando desta forma nossa 1ª presidente Nacional.

Com aproximadamente entre 10 a 15 associados, costumavam se reunir e desfilar com suas Vulcans 500, 750, 800 e 1500 na Lagoa Rodrigo de Freitas posteriormente na praça Varnhagen no Rio de Janeiro as 4ª feiras para o gostoso bate papo sobre a vida e suas máquinas. O Gelson Silva, que convidou o amigo Monteiro e Adalberon, somando mais tarde o Sergio Pocameli. Devido a obras na praça Varnhagen e a falta de boas opções para se reunirem juntamente com outros grupos, os encontros foram diminuindo até o ponto de não mais existir. Ajudando na questão de tradução e intemediação de diálogo a amiga Claudia recebeu o email do endereço chief@ravens.org.uk, na época o email pessoal do então lider mundial da VRA confirmando a formação da VRA BRASIL CHAPTER 55, desde então o grupo passou a possuir um fórum no Yahoo e depois inauguraram o primeiro site da VRA que foi à rede naquele mesmo ano. Em 2012, sem saber da existência da criação da VRA Brasil Chapter #55, outro entusiasta da marca e modelo em São Paulo, nosso estimado co-criador Rogerio Castelo Branco, querendo também trazer as novidades do que acontecia no mundo da Vulcans enviou um email solicitando a criação do Chapter Brasil, porém, por ter havido a mudança na presidência e o novo lider mundial também não saber deste histórico, acabou enviando uma nova autorização de fundação do Chapter #55 Brasil.

Com árduo trabalho e dedicação, o Rogerio acabou “achando” a VRA Brasil no Rio de Janeiro e em conversa com os integrantes decidiram pela Presidência do Rogerio Castelo Branco nosso 2º Presidente Nacional. Com o Rogerio à frente da VRA, passou a realizar a integração dos proprietários em todo o Brasil enviando correspondências com solicitação de informações de cadastro, posteriormente a emissão das carteirinhas de Associados que gentilmente e com grande esforço fez chegar a todos os que se inscreviam interessados em fazer parte desta associação. Houve ai a primeira formalização do cadastro de membros da VRA que, em algum tempo já alcançava a marca de mais de 150 membros que se não podiam pela distância se encontrar com frequência, ao menos através do trabalho valoroso do Presidente à época sabiam que estavam interligados em sua paixão que eram as suas Vulcans. Entre os primeiros membros a se associarem estavam o Lobo (Ronaldo) e o Marcão (Marcos Rodrigues) que posteriormente viriam a se tornar os novos presidentes.

Devido a problemas de saúde o Rogério precisou de afastar da VRA e solicitou que algum membro assumisse o compromisso de dar continuidade ao trabalho que vinha desenvolvendo. Foi ai que o Ronaldo (LOBO) 3º Presidente Nacional que já era associado da VRA antes mesmo dela chegar no Brasil, afiliado através do Chapter EUA, se ofereceu para ser sucessor do Rogerio, o que foi prontamente aceito. Dedicou seus esforços em "profissionalizar" a VRA, criando site (já que o anterior tinha se extinguido), estabelecendo vice presidências regionais para difundir melhor a associação e traduzindo o estatuto internacional e adaptando-o à realidade nacional. Durante seu tempo a associação praticamente triplicou de tamanho e espalhou-se pelo Brasil através das regionais. Quando teve que se afastar por motivos profissionais, convocou eleição para ocupar o cargo e dentre valorosos candidatos, foi eleito o Marcos Rodrigues (Marcão) o 4º Presidente Nacional. Inspirado pela bela atuação do Lobo à frente da VRA, foi eleito no final de 2017 para o mandado de 2017/18 com o desejo de realizar uma gestão voltada tanto à integração dos membros quanto à expansão da VULCAN RIDERS, uma vez que estávamos na internet e a cada dia recebíamos com relativa frequência pedidos de inscrição.

Nas eleições tivemos um pouco de problemas por falta de possibilidade de efetuarmos uma melhor campanha, planejamento de realização e a votação propriamente dita uma vez que não teríamos quórum suficiente em alguma assembleia para de forma representativa haver a concordância e votação majoritária dos membros. Assim, foi feita uma votação fechada onde os membros enviavam seus votos ao Presidente Lobo. Verificou ao assumir que já haviam grupos regionais organizados em apps de conversas onde cada estado ou grupo de estados tinha seu representante chamados de V.P. (vice presidente regional), a pagina da internet estava no ar e as mídias sociais já haviam sido cuidadosamente geradas. Assim, só bastava trabalhar fortemente pela união do grupo e efetivamente por as motos na estrada. Foi feita reuniões regionais e falado com os membros e representantes e passamos a planejar um encontro Nacional naquele ano em Curitiba que seria realizado em Setembro. Integramos neste encontro uma pequena parte da Associação mas por sorte e um apoio que sempre seremos grato, vieram do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul mostrando a toda a VRA que distância não é problema quando se tem vontade. Com o sucesso do encontro e o engajamento que isto criou, os membros do grupo passaram a pedir mais encontros e isto só foi crescendo.

Reestruturamos as mídias sociais, chats e a página da internet com a ajuda do associado e irmão João do Rio Grande do Sul pela força em recriar um novos canais e espaços. Devido a falta de engajamento de associados os cargos da administração da VRA BRASIL ficaram em aberto o que fez com que o LOBO ficasse com o cargo de WebMaster e mais tarde vendo a dificuldade de se manter a associação em funcionamento o Glauco entra na administração dando apoio e suporte ao Marcão (presidente nacional). Intensificamos a inscrição de novos membros, providenciamos a produção de patches, adesivos e camisetas com novos parceiros e começamos a desenvolver o comércio destes itens com a intenção de cariar e manter em caixa da Associação algum recurso que viesse a facilitar novos encontros e formalização. Muitos desses produtos eram custeados utilizando recursos próprios dos membros da administração, que com as vendas baixas não conseguiam sequer resgatar os valores investidos inicialmente.

Em 2018, entre outros (passeio com o grupo do RJ em Petrópolis, encontro no Vecchio, Passeio à Piracicaba, passeio com o grupo de Santa Catarina…), realizamos o primeiro passeio à AFA que foi um sucesso gerando mais engajamento e união. Um excelente almoço na Cachoeira de Emas e muita história para contar. Ao final do ano de 2018, houve novas eleições onde foi eleito o Glauco Moreira, 5º Presidente Nacional que exerce seu mandato até os dias de hoje.

Presidentes

Site oficial Internacional

Rogério Castelo Branco
1º Presidente nacional
Ronaldo Lobo
2º Presidente nacional
Marcos Rodrigues Marcão
3º Presidente nacional
Glauco Moreira
4º e atual Presidente Nacional